Motorista Legal: Premio para motoristas que não levaram multa

O programa da prefeitura de São Paulo, Motorista Legal foi criado para premiar condutores que tem uma boa postura no trânsito e também incentivar a segurança nas vias da cidade paulista.

O que é Motorista Legal?

Trata-se de um programa da Prefeitura de São Paulo que ainda está na fase de formulação. Baseado em um modelo coreano no qual cidadãos que trocam o carro por bicicleta são recompensados.

Quem consegue ficar um mês sem ser autuado tem muito que comemorar, se passar um ano inteiro, além de economizar uma boa quantia ainda vai poder ganha mais, ao participar de sorteios de prêmios em produtos e dinheiro que podem alcançar a soma de R$ 300.000 de bonificação.

Como deve funcionar o Motorista Legal?

A organização do Motorista Legal tem por intuito apresentar prêmios em dinheiro e produtos que conseguirem ficar 12 meses seguidos sem serem multados.

Com o cadastro do veículo através da placa que deverá ser efetuado pelo site da Prefeitura de São Paulo, os participantes concorrem a sorteios que podem ser em dinheiro na quantia de até R$ 300.000 de bonificação.

Não pode haver qualquer multa na carteira habilitação e também no veículo que estiver registrado no nome do condutor.

Como ficar 1 ano sem multa para participar do Motorista Legal?

Se você tem carteira de habilitação, com certeza, conhece as leis de trânsito e se você for autuado nos próximos meses, não é por falta de conhecimento.

Você deve saber que farol vermelho é para parar e não passar ou que o número bem grande em uma placa com um círculo vermelho ao redor significa que aquele é limite máximo para ponteiro do acelerador indicar.

A maioria das pessoas, no entanto, não consegue a façanha de ficar 12 meses sem receber uma multa, isso acontece, por causa do estresse.

O ritmo vertiginoso em que as pessoas vivem hoje faz com que dirijam com estresse e ansiedade continuamente. Esses elementos sempre podem ter consequências muito negativas na condução.

Essas emoções levam o motorista a dirigir mais rápido, mais agressivamente e tomar decisões precipitadas.

Além disso, a concentração também é prejudicada, o condutor se esquece de dados como o caminho a seguir e presta menos atenção aos sinais de trânsito. Mesmo em viagens curtas, a ansiedade pode gerar frustração e fadiga.

Outro aspecto importante que estudos revelam é que um motorista estressado perde a visão periférica e a visão é reduzida para a área central, incluindo paradas não dando atenção aos controles, espelhos e outros instrumentos do veículo.

Resumindo, a primeira coisa que deve ser feita para ter possibilidade de participar do Motorista Legal é reduzir o estresse e a ansiedade na hora de conduzir, mas principalmente prestar atenção nas leis de trânsito.

Dicas para se tornar um Motorista Legal

Partindo do principio de que você ainda não se enquadra no perfil do Motorista Legal devido ao estresse e a ansiedade. Além disso, levando em conta que existem circunstâncias e dias em que é difícil controlar o nervosismo, serão apresentados alguns truques.

Essas dicas são sobre elementos que controle seu dirigir, evitar uma multa e torne você um Motorista Legal:

– Roupas e calçados: talvez você não saiba que não pode dirigir sem camisa ou com chinelos. Bem, isso mesmo, essas regras são para evitar distrair outros motoristas ou ficar esfregar a pele contra o cinto de segurança, no caso de roupas;

Já no caso do calçado o objetivo é que não perca o controle do veículo a qualquer momento, se o calçado sair facilmente de seu pé como medida corretiva é aplicado multa.

– Ouça música em volume baixo: escutar música em volume alto pode gerar uma penalização. No entanto, de forma adequada uma canção num ritmo mais lento pode relaxar você e melhorar sua concentração no trânsito.

– Comida: comer ou beber no carro também carrega multa. Você deve manter suas duas mãos sobre o volante durante o trajeto para aja com perspicácia há qualquer movimento brusco que precise fazer.

Antes de dirigir não é bom estar com o estomago vazio, afinal é provável que haja um aumento no nível do estresse, tenha algumas balas evitar essa situação.

– Mostre um membro através da janela: dado o hábito que a maioria dos pilotos tem de colocar o cotovelo e apoiar a porta do carro, é importante saber que é proibido e gera multa, porque suas duas mãos deve ficar ao volante.

Antes de pegar no volante, faça alongamentos pode ser até mesmo uma espreguiçada de 20 segundos “ativar” seu corpo.

– Não ter os documentos apropriados: não só pode gerar multa como problemas maiores. Então, não ande com a carteira de motorista vencido, ou sem a última Inspeção do veiculo.

Se precisar desses documentos, deixe um lembrete no veículo como deixar algum objeto grande no local para que você se lembre de que não estão lá.

– Jogar objetos para fora da janela: jogar uma ponta de cigarro para fora da janela por causa do perigo de um incêndio, além de também poder ferir um pedestre ou o motorista do outro carro e isso não de você um Motorista Legal. Qualquer outra coisa que seja lançada pode acarretar multa.

Quando o Motorista Legal começa?

Como informado anteriormente, o programa ainda está na fase de teste. A prefeitura de São Paulo ainda não informou uma data de quando iniciará as atividades do Motorista Legal.

O projeto deve funcionar com o patrocínio de empresas, por isso deve ser publicado daqui algum tempo no Diário Oficial uma chamada para que organizações interessadas se cadastrem no programa.

Além disso, as outras diretrizes deverão ser divulgadas para acompanhar o condutor tem o site da prefeitura de São Paulo.

Assim o projeto que está em formulação desde 2017 chegar a seu formato final terá uma seção dedicada na página para a divulgação de novidade, bem como para realizar o cadastro dos interessados que quiserem concorrer aos prêmios do Motorista Legal.

Deixe um comentário