Pular para o conteúdo

15 carros com baixo custo de manutenção

    O que você leva em conta na hora de comprar um carro novo? Conforto, design, segurança? Esses fatores são importantes, mas não esqueça de pesar na decisão um gasto futuro e que precisa ser planejado: o custo de manutenção. Não adiantar optar por um veículo de preço mais acessível se ele exigir revisão constante, ainda mais se ela for cara.

    Uma alternativa para avaliar o custo de manutenção dos veículos é acompanhar os preços das revisões. Eles são periodicamente divulgados pelas montadoras. A medida ajuda, mas nem sempre reflete com precisão o quanto vai sair do bolso do consumidor, pois as concessionárias podem praticar preços diferentes de acordo com a região.

    Comprar um veículo com menor custo de manutenção pode significar uma economia expressiva. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Jato Dynamics, em dois anos, os gastos com revisões podem ser equivalentes a quase 20% do total de despesas geradas por um veículo.

    Gasto com peças e mão de obra especializada devem ser considerados na revisão. Foto: iStock, Getty Images

    Índice classifica o custo de manutenção

    Nesse sentido, o primeiro Índice de Manutenção Veicular(IMV), divulgado em agosto pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), pode ser uma ferramenta fiel aos gastos reais do motorista com revisão.

    Usado para classificar veículos de acordo com suas despesas de revisão até os 100 mil quilômetros, o índice passa a ser uma referência para quem busca modelos de automóveis com custo de manutenção mais em conta.

    Para gerar o IMV, a Cesvi classificou veículos conforme recomendação do fabricante, diferenciando os modelos em relação à sua categoria e motorização. Para isso, são levados em conta quatro fatores: componentes, fluidos, mão de obra e ranking.

    Os três primeiros são usados para calcular os custos de peças e mão de obra utilizadas em manutenções preventivas (previne falhas nos componentes) e preditivas (repara peças e problemas relacionados ao desgaste natural do carro).

    A partir dessa pesquisa, os veículos são classificados em grupos em uma escala de 10 a 60, dependendo do valor de seu custo de manutenção: 10 representa o carro com o menor custo e 60 o com maior valor de revisão.

    Para a elaboração do índice, foram analisados inicialmente os 45 modelos de veículos mais vendidos no país, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) de 2014. Eles representam 82% das vendas no ano.

    15 carros com custo de manutenção mais barato

    Entre os 15 veículos com menor custo de manutenção, segundo o IMV, estão seis modelos da Fiat. No topo, está o único carro da Chevrolet, o Celta 1.0. A Volkswagen com cinco modelos, a Toyota com dois e a Nissan com um veículo completam o top15.

    Confira o ranking completo:

    ModeloMontadoraIMV
    Celta 1.0Chevrolet20
    Etios Sedan 1.5Toyota20
    Fiorino 1.4FIAT20
    Gol 1.0Volkswagen20
    Uno 1.4FIAT20
    Etios Hatch 1.5Toyota21
    Gol 1.6Volkswagen21
    Grand Siena 1.4FIAT21
    Palio 1.0FIAT21
    Palio 1.4FIAT21
    Saveiro 1.6Volkswagen21
    Strada 1.4FIAT21
    Versa 1.6Nissan21
    Voyage 1.0Volkswagen21
    Voyage 1.6Volkswagen21

    Entenda a frequência da manutenção do carro para 9 itens

    Veja o que considerar no custo de manutenção do seu carro

    Entenda o custo de manutenção dos carros importados