Saiba como tirar 2ª via da CNH – Carteira de Habilitação

Um quarto dos itens roubados no Brasil são bolsas, conforme aponta um estudo da Agência AutoInforme. A perda de documentos, como cheques, cartões e carteira de habilitação é o grande incômodo dessas situações. Tirar a segunda via dos documentos é algo que, além de ocupar tempo, ainda faz com que você tenha um gasto não previsto no orçamento.

A 2ª da via da carteira de habilitação

Ao contrário da carteira de identidade e do CPF, que podem ser substituídos por outros documentos, a carteira de habilitação é única: não há nenhum outro documento que lhe permita dirigir. Por isso, quando ela é rasurada, perdida ou furtada você precisa procurar imediatamente o Centro de Formação de Condutores (CFC) da sua cidade para solicitar uma nova via.

Procurar uma Delegacia de Polícia é o primeiro passo ao ter documento furtado.

O processo de solicitação e retirada da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia entre cada um dos Estados. Enquanto alguns deles possuem processos mais simples e rápidos para a retirada de uma nova via do documento, em outros é preciso passar um processo mais longo de cadastro, entrega de documentos, pagamentos de taxas e guias até a solicitação.

Solicita Segunda Via pela internet

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada Estado é que determina como será o processo de solicitação. Em estados como Alagoas, Acre, Distrito Federal e São Paulo, o procedimento é feito através da internet. Basta preencher um formulário disponível no site de cada Detran e pagar a guia gerada. A CNH é entregue no endereço de cadastro do condutor.

Saiba com mudar da carteira provisória para definitiva.

Em Estados como Bahia, Amapá, Espírito Santo e Rio Grande do Sul é preciso dirigir-se a um CFC para expedir nova via do documento. A documentação necessária é a mesma exigida para a solicitação da primeira carteira de habilitação: carteira de identidade e guia de pagamento com comprovante. Alguns exigem fotos 3×4 para a criação da nova carteira.

A única exigência comum a todos os Estados brasileiros para a solicitação de segunda via da carteira de habilitação é o boletim de ocorrência. Você deve procurar uma Delegacia de Polícia assim que tiver os seus documentos e pertences furtados. Em posse do registo, você pode solicitar a nova via da CNH e dirigir até que ela fique pronta.

Como é feita a contagem de pontos na CNH?

Deixe um comentário